Já falámos no blog sobre a importância dos suplementos pré-treinos mas neste artigo vamos abordar a importância dos suplementos pós-treino e perceber qual é o melhor para as tuas necessidades.
O treino físico só por si é um fator de stress para o nosso corpo, esse stress manifesta-se em sintomas como a dor muscular, necessidade de dormir mais e o aumento do apetite.
O maior objetivo do pós-treino está na recuperação nutricional imediatamente após o treino, de forma a reabastecer e reidratar o corpo, recuperar e melhorar o crescimento dos músculos e apoiar o sistema imunitário.
A recuperação depende do tipo e duração do treino, dos objetivos a atingir e claro, das preferências de cada um. De seguida apresentamos-te os melhores suplementos para tomares no pós-treino:
-
Proteína Whey: O whey é perfeito para a estimulação do desenvolvimento do tecido muscular, promovendo a recuperação, manutenção e construção do mesmo. A proteína destaca-se pela optimização da resposta ao treino, bem como a sua recuperação.
-
BCAA’s (aminoácidos de cadeia ramificada): Têm um papel fundamental na contração muscular. Tomar após o treino ajuda na recuperação dos danos musculares, para além de mostrar associação com ganho de massa e força muscular.
-
Barras proteicas: As barras proteicas são opções perfeitas para ingerir proteína após o treino. Apresentam-se num formato prático e rápido para consumir em qualquer lugar com os mesmos benefícios da proteína whey.
-
Creatina: A creatina é um substrato energético presente naturalmente no corpo usado pelos músculos em atividades de alta intensidade e curta duração. A sua toma potencia o aumento da força e intensidade das contracções musculares.
-
Glutamina: a glutamina é usada recorrentemente como auxiliar de recuperação, uma vez que ajuda na redução da dor e na recuperação da força muscular.
- Antioxidantes (vitamina C, vitamina E): Os antioxidantes são normalmente encontrados nas frutas, legumes e frutos. Os antioxidantes ajudam a minimizar os danos nos tecidos musculares, reduzindo a fadiga muscular, a inflamação e as dores.
A recuperação dos treinos é algo extremamente importante para uma melhor performance física, entender que treinar não se trata só de exercitar é o caminho a seguir para um melhor estado físico.
Este caminho começa no sono, na alimentação e nas quantidades de água que bebes por dia, passa sim para o pré treino e chega finalmente ao treino, mas não termina aqui, devemos preocupar-nos com o que tomamos no pós-treino e recomeçamos com o sono. A verdade é que o bem estar físico não se trata só de treinar mas sim de respeitar e adotar um estilo de vida completo e saudável.
FitOnline. Tu treinas, nós ajudamos com o resto!