Todos nós sabemos a importância de uma alimentação saudável, rica e variada, esta ajuda-nos a melhorar a nossa performance, a recuperação em pós treino e a melhorar a nossa vida de uma forma geral, mas a verdade é que há pequenas alterações que podemos fazer para tornar a nossa alimentação ainda melhor.
Preparar refeições saudáveis pode ser mais fácil do que imaginamos.
O arroz é um dos hidratos de carbono mais comum na dieta de um desportista mas a verdade é que apesar de ser um cereal rico em carboidratos, como é refinado não possui vitaminas, minerais e fibras. Ao contrário da quinoa que é uma fonte rica em fibras, sem glúten, é rica em ferro e magnésio e vai fornecer-te a dose necessária de proteínas e hidratos de carbono.
Leite é um dos alimentos mais básicos que está presente na nossa alimentação desde crianças, mas não significa por isso que é o alimento mais adequado às nossas necessidades. É verdade que é rico em cálcio e proteína mas também é rico em gorduras. Sugerimos que vás intercalando com bebidas vegetais, pois são ótimas para quem é intolerante à lactose, têm uma percentagem de gordura inferior ao leite de vaca, ricas em fibra e tens de diversos sabores diferentes.
Já ouvimos que o açúcar é um veneno! A verdade é que este desempenha um papel fundamental no nosso organismo, pois é através dele que fornecemos glicose ao nosso corpo mas não precisamos de açúcar refinado para cumprir este papel. O consumo de açúcares pode ser melhorado na escolha de açúcares naturais como o mel, a stevia ou até açúcar de coco ou mascavo.
Já relativo à manteiga todos sabemos que é um alimento cheio de gorduras saturadas e que nos faz extremamente mal. Experimenta trocar por uma gordura saudável como o abacate que é rico em vitamina C e antioxidantes, além de ajudar no favorecimento do ganho de massa muscular ajuda também na perda de peso e na melhoria do funcionamento cerebral.
Os fritos são algo que qualquer pessoa deve evitar, o óleo destaca-se por fazer alterações químicas durante o processo de fritura quer na própria gordura como nos alimentos. Para evitar esta situação evite comer fritos, trocando-os por alimentos cozidos ou grelhados.
As batatas são um tubérculo incrivelmente versátil e presente na nossa cultura alimentar, mas este alimento tem um elevado teor de amido que é prejudicial à nossa saúde.
Bem, agora o tópico mais forte desta lista de alimentos, o nosso rico pão, um alimento delicioso, versátil e tradicional em Portugal. Propomos a troca do dito pão branco por pão de centeio ou rico em cereais de forma a fornecer os nutrientes, proteínas e fibras necessários para um estilo de vida mais ativo!
Trocar a farinha de trigo por tapioca ou farinha de amêndoa é uma ótima opção.
E por fim, consumir e cozinhar com azeite ou óleo de coco em vez de óleo vegetal, visto que dá muito mais sabor, é mais saudável para ti e para o teu coração e ainda previne o envelhecimento precoce das tuas células e do teu corpo no geral!
Basta fazermos pequenas substituições nos alimentos e continuamos a poder comer todas as nossas receitas favoritas, mas desta forma reduzimos as gorduras saturadas, os açúcares e o sal.
FitOnline. Tu treinas, nós ajudamos com o resto!